quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Tudo é festa!

Este local chama-se Piscinas de Leça. Trata-se de 2 piscinas (adulto e infantil) cravadas no meio das pedras na praia de Leça da Palmeira. Durante a semana o bilhete de entrada custa 4,00 euros/pessoa e nos fins-de-semana e feriados custa 5,00. Eles alugam espreguiçadeira, pára-vento e guarda-sol (1,50 euro cada) e apesar de lá ter bar, você pode entrar com seu isopor de cerveja, sanduiche de atum, batata Ruffles, água e o que mais couber nele.

Gente, quem quiser conhecer a vida em Portugal, tem que vir pra cá no verão, de preferência em julho, quando há mil coisas acontecendo ao mesmo tempo. Estive aqui de férias em agosto de 2006 e me assustei com vários estabelecimentos (padarias, farmácias, talhos e até bares) fechados para férias. Aqui ainda prevalece aquele esquema de férias coletivas no comércio junto com as férias escolares e todo mundo debanda. Mas em junho e em julho, rola tudo que não é vivido no inverno, no outono e na primavera, ou seja, no resto do ano.

Desde que o verão deu as caras, já perdi as contas de quantos festivais musicais já rolaram, concertos gratuitos alimentam nossas almas para alimentarmos nossos bolsos. Os músicos brasileiros se mudam pra cá (eu acho). Já fizeram os portugueses cantar: Marcelo D2, Martinho da Vila, Milton Nascimento e Jobim Trio, Vanessa da Matta, Maria Rita, Ivete Sangalo, Pato Fu, Arnaldo Antunes... e esses são os que me lembro neste momento.

Fora a música, há festival de cinema ao ar livre e de graça com projeções espalhadas pela cidade, festas nas praias, feira medieval, exposições de arte, feiras de artesanato, bares borbulhando de gente a noite toda e pra acompanhar tudo isso, se você não estiver de férias como eu, tem que selecionar o que realmente lhe interessa e se convencer que as horas a menos de sono serão compensadas no inverno.

Portanto, se você visitou Portugal no inverno e ficou com a impressão que as pessoas são depressivas, que a vida aqui é devagar, quase parando... você definitivamente tem que mudar de opinião vindo pra cá no verão!

Ps: Se alguém conhecer o dono das Piscinas de Leça, avisa pra ele que mereço um bilhete de graça pela propaganda feita gentilmente e gratuitamente neste blog. :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre o que pensa e sente a respeito do que lê no Duas Terrrinhas. É o retorno dos leitores que me incentiva a continuar. Obrigada!