quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Un délice!


Numa fria noite de dezembro, cheguei em casa após um dia estressante e cansativo no trabalho, jantei me sentindo um pouco triste porque não acho justo desprender toda a minha energia no trabalho e trazer pra casa apenas os "caquinhos" que sobraram de mim para passar poucas horas ao lado do meu marido antes de desabar na cama.

Eis que no auge do meu desânimo, o Filipe traz para a mesa a sobremesa. Surge na minha frente, quentinha e crocante, a tão falada Galette de Rois. Há 3 anos escuto o Filipe sonhar acordado com esta torta, que é típica da França na época do Natal, mais precisamente no Dia de Reis. Como só é feita na França durante esta época, fica difícil encontrá-la, ainda mais quando não se vive na França! Mas este ano, graças à Boulangerie de Paris que alegra o nosso paladar aqui no Porto há 1 ano, pudemos encomendar a tal Galette.

E meus amigos... eu lhes digo uma coisa, a partir do momento que senti o sabor da primeira garfada, toda a tristeza se foi, todo o desânimo desapareceu e todas as sensações ruins que eu estava sentindo foram substituídas por alegria, satisfação, cheiro de festa e de celebração. Só faltava o champagne. A cada garfada... hummm, hummm, hummm!

A Galette de Rois é basicamente uma massa folhada fina recheada com um creme de amêndoas. Eu não sou assim tão fã de massa folhada e doces com recheio de amêndoas são muito comuns aqui em Portugal, mas eu lhes garanto que eu nunca tinha provado algo assim.

Na França, ela é vendida com uma coroa de papel e também traz o que aqui em Portugal se chama fava. A fava é um pequeno brinde em forma de boneco (que representa o bebê Jesus) e é colocada debaixo da torta ou presa debaixo da mesa e quem acha a fava é o rei/rainha da noite, usa a coroa durante a celebração e fica responsável por trazer a Galette do ano seguinte.

Recomendo vivamente que ao visitar a França na época do Natal, provem a Galette de Rois (ou se estiverem no Porto, encomendem na Boulangerie de Paris). Ela existe também com outros tipos de recheio, e eu pretendo provar todas que aparecerem na minha frente a partir de agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre o que pensa e sente a respeito do que lê no Duas Terrrinhas. É o retorno dos leitores que me incentiva a continuar. Obrigada!