domingo, 17 de janeiro de 2010

Barcelona! Parte I

Barcelona é uma festa, e nós tivemos a sorte de pegar Barcelona em festa quando fomos passar umas mini férias lá em setembro do ano passado. Sem saber de nada, chegamos no fim de semana da maior festa de rua da cidade, a Mercè. Esta festa acontece no final de setembro e espalha atrações artísticas por todas as principais praças e ruas. Logo que chegamos, demos de cara com uma exposição de bonecos gigantes que nos lembraram muito os bonecos do carnaval de Olinda, em Pernambuco. Estes bonecos depois saíram em desfile pelas pelas ruas, acompanhados de um batuque gostoso que deu saudade de casa (do Brasil).

Entrada da exposição da festa Mercè 2009.

Os bonecos gigantes.

O nosso hotel era super simples, bem localizado e bastante barato pros padrões de Barcelona, fica aqui a dica para quem uma cama confortável e um banheiro limpo bastam: Hotel Call (www.hotelcall.es/). Fica bem no bairro Gótico e há poucos metros da Avenida Las Ramblas, que é local de visita obrigatória. É como se fosse uma praça comprida, em formato de calçadão, que separa os dois sentidos para os carros, e lá tem de tudo: artistas de rua exibindo suas performances; batedores de carteira que se aproveitam dos turistas desavisados que param pra assistir as performances e deixam bolsas e mochilas dando sopa nas costas; quiosques que funcionam como bares/restaurantes, bancas de revistas, floristas; estação de metrô; prédios lindos de um lado e do outro e muita, mas muuuita gente.

A Fá e o seu sorriso nas Ramblas.

A Rafa e eu sendo atacadas por um Alien beijoqueiro.

O momento da nossa libertação.

A criatividade por lá não tem limites.

Esta eu achei linda, parecia mesmo uma estátua de ouro.

Comer em Barcelona é bem mais caro do que aqui em Portugal, até mesmo as redes de fast-food que têm aqui e lá, lá são mais caras, mas como em todo lugar, quanto mais turística for a área, mais você sabe que vai pagar e isto não significa que o seu prato venha necessariamente gostoso, então vale a pena andar pelas ruelas transversais à Las Ramblas e até mesmo por outros bairros, para comer melhor por um preço mais razoável. Como no nosso hotel não tinha café da manhã incluído, uma boa ideia foi seguir a sugestão da minha amiga Dani e irmos ao Mercat de La Boqueria, que fica nas Ramblas, bem pertinho do nosso hotel. É uma versão menor e bem charmosa do Mercado Municipal de São Paulo. É um passeio imperdível pra quem gosta de gastronomia e como é um mercado, apesar de ser turístico, os preços são bem acessíveis, os vendedores das barracas é que não são muito simpáticos. Um conselho: Se estiver na linha "tô só olhando", não tire fotos e não pegue nos produtos expostos nas barracas, eles odeiam e brigam mesmo com a gente e como eu acho cara feia um pouco indigesto no café da manhã, me comportei direitinho e só tirei foto nas barracas onde compramos alguma coisa.
A faixada do mercado.

Nós três na barraca de sucos e frutas onde tivemos o nosso desayuno catalão.

Eu, a minha lata amassada de quem acabou de acordar e um delicioso "pan con tomatina" (eles passam tomate no pão em vez de manteiga e servem com frios variados, o meu era de salame, hummmm)

De todos os lugares onde comemos, o que eu mais gostei e recomendo vivamente a quem visite Barcelona foi a taperia Orio, é linda, as tapas são super diferentes, deliciosas e os funcionários são simpaticíssimos. Aliás, atendimento simpático em Barcelona é coisa rara. Na esmagadora maioria dos locais onde fomos, parecia que "um sanduíche com sorriso, por favor" não estava no cardápio. É o grande paradoxo: Nas áreas mais turísticas, os funcionários estão de saco cheio dos turistas e fazem cara de impaciência a cada vez que você pede explicação de um prato. Como se eles não dependessem dos tais turistas para manter seus empregos... vai entender! Mas voltando ao bom atendimento e às maravilhosas tapas do Orio, este restaurante estilo taberna fica na Carrer Ferran, 38. Também é uma transversal das Ramblas.

A faixada do Orio.

As tapas expostas para você morrer de indecisão, porque é uma mais apetitosa que a outra e cada uma custa € 1,80.

Funciona assim: Você come e deixa o palito que vem em cada uma no prato, no fim você paga o total de palitinhos acumulados no seu prato e a bebida que tenha tomado.

...Nesse dia eu, a Rafa e o Filipe fizemos a festa. A Fá, dispensou estas maravilhas, vocês acreditam? Ela é fã de junk food, fazer o quê?

Fora isso, os restuarantes em Barceloneta (bairro dos pescadores e onde fica a praia) são mais acessíveis e come-se muito bem. Vale dizer que o passeio a pé até lá é muito bonito. Também há a opção de alugar bicicletas, que deve ser mais legal ainda, mas nós fomos a pé mesmo porque já estávamos longe do local de aluguel de bikes. A praia também é bem bonita e dá vontade de mergulhar nas águas do Mediterrâneo, mas por incrível que pareça, a cidade não tem ar praiano, ao contrário, é bem urbana. Eu não sei onde foram parar as fotos da praia pra mostrar pra vocês. Não estão nas minhas fotos, nem dentre os 4 CDs de fotos que a Rafa me enviou.
Filipe, Rafa e Fá, a caminho de Barceloneta.

Andar por Barcelona é sempre surpreendente, cada esquina tem uma obra de arte ou um prédio encantador.

E a gente encontra surpresas como esta, uma rua com o nome da minha querida tia Mercedes. Tirei essa foto em sua homenagem, viu tia?

Nós estivemos em Barcelona por 4 dias e não foram suficientes para vermos nem metade do que esta encantadora cidade tem para oferecer e uma só postagem não vai ser suficiente para eu lhes mostrar o que fizemos por lá. Portanto, aguardem as cenas do próximo capítulo.

3 comentários:

  1. Mamãaaaa,eu também quero ir para Barcelona!!!
    Por acaso,é das cidades europeias onde eu gostava mais de ir.O seu relato deu-me ainda mais vontade.Quem sabe um dia...

    Aproveito e deixo um convite: participe na Blogagem de Fevereiro do blogue www.aldeiadaminhavida.blogspot.com. O tema é: “O Carnaval e as suas Tradições”. Basta enviar um texto máximo 25 linhas e 1 foto para aminhaldeia@sapo.pt (+ título e link do respectivo blog) até dia 8 de Fevereiro. Participe. Haverá boa convivência e prémios (veja mais dia 28 no blog da Aldeia)!

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderExcluir
  2. Oi La!!
    Depois de um tempo sumido ( tempinho hehe) estou de volta acompanhado sua vida e morrendo de saudade de vc! Mais tarde escrevo um email contando as novidades. Te adoro! bjao Le

    ResponderExcluir
  3. Ai ai ai.... recordar é viver!!!!
    Que saudades dos dias de Barcelona e de vc e do primo Filipe!!! Oh farra boa!!!!
    Tou adorando as postagens, cousin.... kisses!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião sobre o que pensa e sente a respeito do que lê no Duas Terrrinhas. É o retorno dos leitores que me incentiva a continuar. Obrigada!