sábado, 14 de março de 2009

Guimarães

Domingo passado, fomos de comboio (trem) à Guimarães. A viagem dura uma hora e dezoito minutos e custa 2,15 euros (cada trecho). A paisagem é muito bonita e o comboio urbano é bem confortável.
Guimarães é considerada o berço de Portugal, pois o primeiro rei de Portugal, Afonso Henriques, estabeleceu a sede de seu reinado lá após conquistar a independência portuguesa do Reinado de Leão e Castela (Espanha). Eu que cresci celebrando o dia da independência do Brasil em relação à Portugal, acho engraçado agora viver a história da independência de Portugal em relação à Espanha e isso me faz pensar que o mundo é um só, foi criado sem divisões, para todos, e essa tal de Raça Humana é que complicou tudo com sua megalomania traçando pontinhos num mapa e chamando os espaços entre eles de seus. Deu no que deu e até hoje tem gente brigando por terra, por cidades, por países. Ô raça!
Mas, vamos ao que interessa e neste caso é Guimarães. A cidade é lindinha e o seu centro histórico é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Se for à Guimarães, vá com um bom par de tênis e muita disposição porque a melhor forma de conhecer a cidade é andando por suas ruelas.
Como saímos do Porto no comboio das 14:15, não tivemos uma tarde toda pra passar por lá e muita coisa ainda ficou por ser vista. Melhor assim, temos motivos pra voltar.

Foto típica no local típico para fotos.

Praça da Oliveira com seus barzinhos, não é um charme?

Praça da Oliveira.

Juro que tentei tirar um foto deste lugar sem carro na frente, mas como aqui em Portugal a proporção é de 1 carro por pessoa (menos eu), não deu.

Dom Afonso Henriques, olha a pose de mau, tu te metias com ele?

Dom Filipe dos Santos. Esse sim, é nobre.

Tá aí, o primeiro castelo de Portugal.

Centro Cultural de Guimarães. Vista do jardim.

Gamei nesta árvore no jardim do Centro Cultural. Ah, se eu fosse "herbívora", mas não sou, sou "filipina".

Um comentário:

  1. pois o ano passado estive em guimarães e fiquei deslumbrada com a sua beleza, pena que estive tão pouco tempo para conhecer melhor o local. Aconselho a todos esta visita, estas fotos fizeram-me sentir o prazer que tive em aí estar. beijinhos Madeira

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião sobre o que pensa e sente a respeito do que lê no Duas Terrrinhas. É o retorno dos leitores que me incentiva a continuar. Obrigada!