quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Inverno



Lembram que na postagem sobre o outono eu falei um pouquinho sobre cada estação exceto sobre o inverno porque ainda precisávamos nos conhecer melhor? Pois é, parece que o inverno leu aquilo e resolveu se mostrar com toda a sua força.
Digo isso porque este é o segundo inverno que vivo em Portugal e posso lhes garantir que este deixou o inverno do ano passado no chinelo, rebaixado a quase uma frente fria em Fortaleza. Como vocês devem estar acompanhando nos telejornais, a Europa quase toda virou pista de esqui e até aqui no Porto (que é cidade litorânea) este ano nevou, só que eu não tive a felicidade de ver porque estava no trabalho em Vila Nova de Gaia.

Fiz meu primeiro contato com a neve no domingo passado. Fomos visitar os pais do Filipe em Vila Real e como eles resolveram ir visitar uma amiga no Hospital de Penafiel, decidiram nos levar de volta pro Porto. Apesar da parada no Hospital (um ambiente do qual eu quero distância ultimamente),nos livramos do ônibus xexelento que nos leva e traz de Vila Real e eu ainda de quebra, finalmente pisei na neve. Havia nevado na noite anterior em um trecho da estrada na Serra do Marão e a festa só não foi maior porque não estávamos com roupas adequadas e pra variar, chovia. Mas deu pra tirar fotos, fazer filminho e o seu Manoel até fez um bonequinho de neve. Eu parecia uma louca, andando e me divertindo com o salto da bota que afundava na neve.

Fazendo uma análise geral do inverno, definitivamente as outras três estações vêm antes dele na minha preferência pessoal. Uma coisa é um mês com friozinho gostoso, debaixo das cobertas, com sopinhas, cremes e chocolate quente, lendo um livro ou vendo um filme. Outra coisa são três meses de um frio da porra que dói na pele, com vendavais que quase te fazem sair voando que nem Mary Poppins, chuva incessante, quilos e quilos de roupa pra aquecer, ter que levantar pra trabalhar às 7:30 e ver que ainda não amanheceu e dias que têm em torno de 6 horas de luz, eu disse luz, porque o sol não é besta de ficar por aqui nesta época e se manda pro hemisfério sul sem nem deixar bilhete de despedida.

O inverno é daquele tipo de visita que a gente até se alegra em receber, mas depois de certo tempo começa a se perguntar que horas ela vai embora. Até meu cunhado Marquinhos, adorador do frio assumido, ontem deu o braço a torcer dizendo que realmente o inverno por um tempo prolongado, enche o saco. E olha que ele estava aqui de férias!

De qualquer forma, eu não posso me queixar muito porque apesar de ter virado um picolé ambulante, tive a sorte de ter a minha família aqui comigo na maior parte do inverno e agora é só torcer para que a dona primavera não se atrase.

Um comentário:

  1. Não tarda nada o Inverno vai tirar férias para outro local e a Primavera vai sorrir para ti com a revitalização da paisagem e do povo em geral. De qualquer forma amoreca, para mim este Inverno não está a ser difícil, pois fico por casa a sentir o teu calor constantemente. Sozinho não seria nada fácil, mas contigo é impossível sentir frio ou tristeza. Se por um lado o Verão é cheio de eventos e animação, a Primavera revitaliza o espírito, o Outono transforma a paisagem de forma artística, e o Inverno faz com que nos sentimos mais próximos um do outro como quem diz: "bem, está na hora de grudar completamente este casal!"
    Enfim, até o Inverno impiedoso tem suas vantagens, e se procurarmos bem e analisarmos de forma profundo tudo que existe na vida, vamos notar que realmente é assim que tudo funciona, tudo mas tudo mesmo tem alguma coisa em especial.
    Mas está muito frio... heheheh

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião sobre o que pensa e sente a respeito do que lê no Duas Terrrinhas. É o retorno dos leitores que me incentiva a continuar. Obrigada!