No dia 11 de novembro comemora-se o dia de São Martinho e aqui em Portugal esta data é celebrada com uma festa popular chamada Magusto. Não me perguntem a origem do nome "Magusto" porque eu ainda não sei, melhor ainda, se alguém souber, conta aqui pra todo mundo fazendo um comentário nesta postagem, combinado?
O que sei é que o Magusto é mais tipicamente comemorado nas cidades menores e aldeias (o que seria das tradições e festas populares se não fossem as cidades do interior, hein?), mas nós tivemos a nossa dose de tradição na última sexta-feira. O Sr. Joaquim e a Sra. Manuela nos ofereceram as castanhas assadas, cerveja e um vinho do porto maravilhoso. Tradicionalmente, as famílias, vizinhos e amigos fazem uma fogueira na rua onde assam as castanhas, pulam a fogueira, fazem brincadeiras, cantam cantigas típicas e comem as castanhas acompanhadas de Vinho Novo ou Jeropiga. Lá no trabalho tivemos uma versão moderna do Magusto com as castanhas assadas num braseiro improvisado e apesar da fartura de cerveja e de vinho do porto eu não vi ninguém tentando pular o braseiro. A sexta-feira, que normalmente já é animada pelo simples fato de ser sexta, ficou muito mais gostosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião sobre o que pensa e sente a respeito do que lê no Duas Terrrinhas. É o retorno dos leitores que me incentiva a continuar. Obrigada!