Náufragos, premiado texto do autor italiano Massimo Bavastro, estreia no Brasil dirigido por Alessandra Vanucci e nos apresenta Alonso e Sancho (Nicola Lama* e Marcelo Aquino), duas figuras anônimas perdidas nos labirintos caóticos da cidade.
Os dois sujeitos cômicos e trágicos que passam a vida entrando e saindo de clínicas de recuperação, resolvem autonomear-se Dom Quixote e Sancho Pança e desbravar a cidade do Rio de Janeiro e, assim, enfrentar os monstros e os medos de toda uma vida. Começa para eles uma jornada, acompanhada pela música e pelos sons da cidade, um bufo e doloroso percurso em etapas, entre esperanças e humilhações, uma via crucis grotesca que percorre e evoca os labirintos da cidade do Rio, que são também os labirintos de suas mentes; um percurso movido não pela utopia cavalheiresca, mas pela procura de si mesmos.
Nicola Lama, idealizador do projeto, conta como surgiu a idéia dessa montagem: “Eu e o Marcelo Aquino pesquisávamos um texto teatral quando recorri a obra de Massimo Bavastro, premiado autor italiano e cujo estilo narrativo é bastante contemporâneo. E logo pensei na Alessandra Vannucci para a direção. Nesse momento estabeleceu-se uma “ponte artística Brasil – Itália” pois metade da ficha técnica é brasileira e a outra metade é italiana o que nos fez merecer o apoio do Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro” explica Nicola.
A direção de Alessandra Vannucci propõe uma comicidade beckettiana ao texto, imprimindo riso na dor e no sofrimento dos personagens. Para isso, a diretora contou com o trabalho de clownwerie de Boris Vecchio, um dos mais prestigiados “clowns” da Itália. “Trazemos para o palco um texto que revela situações limites e fantasias de dois sujeitos derrotados. Mas fazemos isso de maneira peculiar, tendo a comicidade como aliada. Quando disse ao autor que faria o cômico da derrota ele achou ótimo, pois a montagem italiana não teve essa característica” conta Alessandra.
O ator Marcelo Aquino destaca a importância da trilha sonora e a preparação de atores de Fred Tolipan. “Temos uma trilha original composta especialmente para Náufragos que casou magistralmente com o espetáculo. Também considero fundamental o trabalho desenvolvido pelo Fred – foram dois meses de preparação, trabalhando cenas, gravando imagens e enviando para a Alessandra, que nessa etapa estava na Itália”. Fred Tolipam conta que o processo de criação “a distância” foi interresante. “Nunca tinha trabalhado essa forma antes, algo “telegráfico”. Criamos um repertório de ações, instantes da peça em imagens e a Alessandra assistia as imagens, comentava, mas sempre com total cumplicidade”.
* Nicola Lama é ator e meu querido amigo, mais conhecido por Nico. Vou falar sobre ele e o porquê desta postagem-publicidade na próxima postagem.
Serviço:
NÁUFRAGOS
Sinopse: Dois anti-heróis vivem uma aventura grotesca e poética, profundamente representativa da condição humana. Texto: Massimo Bavastro. Direção: Alessandra Vannucci. Elenco: Marcelo Aquino e Nicola Lama
Ficha Técnica:
Texto: Massimo Bavastro | Tradução: Nicola Lama | Direção: Alessandra Vannucci | Elenco: Marcelo Aquino e Nicola Lama | Assistente de Direção: João Gioia | Preparação de Atores: Fred Tolipan | Clownwerie: Boris Vecchio | Concepção Cênica: Alessandra Vannucci |Figurinos: Marcelo Aquino
Iluminação: Fred Tolipan | Trilha sonora original: Paolo Vivaldi |Fotos: Rodrigo Pimenta | Produção: Roseane Milani
Informações
Data: 8 de agosto de 2009 à 13 de setembro de 2009
Horário: 19:00
Local: Centro Cultural Justiça Federal (Rio de Janeiro, Brasil).
Que ótimo Larissa! Por favor coloque no post também o link para o nosso blog:
ResponderExcluirhttp://gauzena-naufragos.blogspot.com/
Espero que você possa assistir também quando vier para ca.
Um beijão!