terça-feira, 21 de julho de 2009

Ficar bonita em Portugal

As brasileiras no geral são viciadas em salão de beleza, que eu me lembre, a maioria das mulheres que eu conheço vai pelo menos uma vez por semana ao salão para fazer as unhas.
A verdade é que no Brasil estes serviços de beleza são mais baratos e os profissionais, no geral, são bons. As novidades e tecnologias de ponta chegam logo no salão da esquina e as novas técnicas viram febre da noite pro dia.
Aqui as coisas são mais reservadas, até porque são mais caras. As mulheres que eu conheço aqui costumam ir ao salão se for pra um evento especial, caso contrário, cada uma dá seu jeito em casa. Digo isso com relação ao supérfluo, tipo fazer as unhas, escova... porque um bom corte de cabelo, fazer depilação... essas coisas têm que estar sempre em dia, mas não são feitas toda semana, né?
Se você estiver no Porto e resolver ir ao salão, esteja atenta para não acontecer com você o que aconteceu comigo: Resolvi pintar o cabelo. Num primeiro salão, me assustei quando a funcionária disse que custaria 30 euros e num outro em frente à minha casa, fiquei toda feliz quando fui informada que a coloração seria apenas 18 euros. Grande diferença de preço e uma grande inocência minha (situação comum para quem é de fora e não está familiarizado com os hábitos do lugar e acaba entrando pelo cano mesmo)! Na hora de pagar, tirei 20 euros da carteira achando que ainda ia dar uma de dondoca e deixar 2 de gorjeta, quando a funcionária com um sorriso amarelo disse: São 27 euros.
E eu: Como? Mas eu perguntei antes e você me disse que eram 18!
Ela: Só a coloração. Tem ainda o shampoo e o condicionador da lavagem e mais a secagem.
E eu: (pensei) E essa égua achava que eu ia sair daqui cheia de tinta no cabelo? É lógico que depois de pintar tem que lavar pra tirar! (mas só tive coragem de dizer) Ah, tá...
Paguei quase os 30 que o primeiro salão tinha me cobrado e decidi que daquele dia em diante não gasto masi dinheiro em salão aqui pra pintar o cabelo, até porque essa é uma das poucas coisas que eu sei fazer em casa, já que uso a mesma cor que Deus me deu e só pinto pra cobrir a porcaria do cabelo branco que já teima em aparecer de tempos em tempos.
Moral da história, se você for cortar, pintar, hidratar ou seja lá o que for que você vá fazer no cabelo, peça sempre o preço final, incluindo sahmpoo, condicionador, secagem e etc.

Pra vocês terem uma ideia de preços (em Euros)*:

Manicure: 4.00 & Pedicure: 15.00 (Se quiser apenas lixar e pintar, é um pouco mais barato)
Corte: de 20 a 40 euros (serviço completo)
Depilação: Sobrancelha - a partir de 4.00
Virilha - a partir de 4.00
Axilas - a partir de 3.00

*Preços que costumo encontrar nos salões por onde já andei. Agora aqui estão na moda os Spas de beleza, onde você entra um traste e sai uma princesa, hehehe. Eu só fui num desses uma vez fazer as sobrancelhas, paguei 10.00 euros, mas foram muito bem pagos porque pela primeira vez desde que cheguei aqui, minhas sobrancelhas parecem ter sido feitas por um profissional. ;-)

Ps: Assim como os dentistas brasileiros invadiram Portugal, de uns anos pra cá foi a vez das manicures brazucas invadirem a área, e são muito bem-vindas, porque são muito eficientes.

Um comentário:

  1. eu costumo ir no salão fazer unhas toda semana custa 7 euros mão é igual se for francesinha e 13euros pés mais é uma Brasileira que faz vale a pena fazer unhas, depilação a moda Brasileira se quiser eu digo onde vou é optimo..
    luzalmeidda@hotmail.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião sobre o que pensa e sente a respeito do que lê no Duas Terrrinhas. É o retorno dos leitores que me incentiva a continuar. Obrigada!