quarta-feira, 2 de julho de 2008

Francesinha

Não aconselho os que estão de dieta a lerem esta postagem. Trata-se da Francesinha, um prato típico do norte de Portugal, mais precisamente aqui do Porto. Foi inventada por um francês que imigrou para cá e por isto tem este nome (foi o que me contaram).
A Francesinha tradicional consiste em camadas de pão de forma recheadas de salsicha, linguiça, bife de carne bovina (que se não for fininha e macia, fica o "ó"), fiambre e é coberta com queijo e o molho, que é o segredo da Francesinha.
O aspecto é muito bom, mas confesso que tive que comer umas 3 vezes para começar a gostar porque este molho é muito forte, leva várias bebidas alcólicas e se não for bem feito fica quase amargo. Além disso, é bem apimentado, mas você pode pedir "sem picante" caso não aprecie o formigamento na boca.
A versão especial é acompanhada de batata frita e vem com um ovo frito por cima de tudo. Dá pra imaginar?
Acho que o tal francês decidiu pegar tudo que havia de "engordiet" na geladeira dele, enfiou no pão, fez uma mistureba do que sobrou de álcool da noitada anterior e deu nisso.
Finalmente gostei desta fracesinha da foto, que devorei num café de Vila Real. Ingredientes de primeira e pão especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre o que pensa e sente a respeito do que lê no Duas Terrrinhas. É o retorno dos leitores que me incentiva a continuar. Obrigada!