A festa de São João é a maior do Porto. Só ouço falarem nisso desde que cheguei aqui e finalmente pude comprovar na última terça-feira que realmente é a maior e melhor festa de rua que já vi por estas bandas. Todos vão pra rua e a concentração maior é na Ribeira, onde há shows de música pimba (o brega daqui) e à meia noite começa um festival de fogos de artifício acompanhado de temas musicais do cinema (2001 Uma Odisséia No Espaço, Indiana Jones, Ghostbusters...hehehe). Imaginem o clima festivo do Reveillon em Copacabana, ponham uma dose grande do bom humor dos brasileiros no carnaval e acrescentem uma pitada de festa junina e terão uma idéia do que é o São João do Porto.
O que não pode faltar:

Alho porro que alguns teimam em comprar pra passar no nariz dos outros. Argh!

A vendedora de rua que ficou toda animada quando viu minha câmera e mais animada ainda quando soube que a foto ia ser vista no Brasil.

Manjerico. Esta planta que cheira a manjericão e enfeita todas as casas nesta época. Eu comprei sem saber que era típico... fui com a cara da plantinha.

Os amigos bêbados empolgadíssimos numa cantoria só (fiz um longo vídeo disso, vou por numa postagem à parte para os corajosos que quiserem assistir)!

Muita gente e muitas barracas de bebidas.

Marteladas.

E mais marteladas.

Marteladas a noite toda. Isto sim é que é festa democrática: Idosos, adultos, crianças... todos martelam e são martelados.

No meio da multidão, conseguir encontrar quase todos os nossos amigos e reunir pra uma foto.

Balões que são soltos e aplaudidos a noite toda. Aqui é permitido. Eles são de papel e queimam completamente no céu.

Gastronomia da festa: Sardinhas na brasa e caldo verde. A cidade cheira a sardinha assada nesta noite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião sobre o que pensa e sente a respeito do que lê no Duas Terrrinhas. É o retorno dos leitores que me incentiva a continuar. Obrigada!