terça-feira, 18 de dezembro de 2007

O outro lado da moeda


Conversando com o Filipe sobre a postagem anterior, vi o outro lado da moeda. Ele me disse que no Brasil as pessoas eram sempre muito calorosas e receptivas, conversavam com ele por horas a fio, ficavam de ligar pra combinar algo e... sumiam. Por várias vezes ele conheceu pessoas sobre quem pensava:"Este gajo vai ser mesmo meu amigo pá!" E nunca mais via o tal gajo.
Ainda segundo o Filipe, a diferença é que em Portugal, as pessoas se aproximam com mais lentidão, mas com muito mais consistência e não de forma intensa, mas efêmera como no Brasil (na maioria das vezes).
Bem, o fato é que após esta conversa, comecei a ver as coisas com outros olhos e resolvi relaxar e ficar mais a vontade com as pessoas no trabalho, sem me importar muito caso ninguém falasse comigo, afinal, estou lá pra trabalhar e não pra bater papo. E não é que a coisa funcionou? Ainda não estou totalmente integrada, mas já estou caminhando pra isso. Ver a amizade entre as pessoas lá, inclusive com os outros tradutores estrangeiros me motiva a imaginar que talvez eu estivesse supervalorizando tudo, levando tanto o silêncio quanto um simples "olá" ao extremo.
Vesti os óculos da diversidade e saí por aí de peito aberto!

2 comentários:

  1. Oi meu Nennen!
    Hoje cêdo enchi o peito, e resolví visitar novamente seu blog. Não é, nada fácil, mas tudo melhora, na medida em que sinto pulsar em meu coração um pouco da imensaa felicidade que você está experimentanto ao lado do Filipe. Isso é o bastante para me deixar muito feliz. Agora, mais ainda em saber que o Sr Manoel e Da. Clotilde - possuem hábitos - muito parecidos com os nossos, digo: Simone e Sérgio.
    Não vejo a hora de estar aí c/vocês, para selarmos esta amizade que surge devido a união de você e Filipe. Frutos abençoados de duas uniões em continentes tão diferentes. Essa é a maior prova de que a única liguagem universal é o Amor!
    Nennen, continue sendo feliz sempre! Tenha isto como uma ordem!
    Pois só assim seremos felizes por aqui.
    Quanto a sedimentação aos hábitos e clima/relacionamento, não se deixe preocupar, o calor, o carisma, e a educação... são ímas poderosos que emitem uma atração irresistível e todo mundo vem!
    Beijos te amo! Paizão

    ResponderExcluir
  2. Cousin of my hearthyyy!!!! :)
    Antes de mais nada, devo dizer que teu blog é tão gostoso de ler... tão sensível, muitas vezes bem humorado, humano, enfim... do jeitinho que vc é, querida Ladis!!
    Tenho te acompanhado sempre!!
    Quando sobra um tempinho aqui no trabalho acesso leio e nunca consigo te deixar um recadinho, pois vem sempre um "pentelho" para me pedir algo ou o telefone toca ou eu tenho que sair... enfim...!!
    Mas gostaria que tu soubesses que eu te acompanho sempre e deixo aqui o meu protesto: pq não tinhas um blog no Rio?!!! Puxa vida, desde que saiste de Belém não me sinto tão pertinho de ti!
    Beijo prima, te amo! Sua cousin the best!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião sobre o que pensa e sente a respeito do que lê no Duas Terrrinhas. É o retorno dos leitores que me incentiva a continuar. Obrigada!