domingo, 30 de setembro de 2007

Eu vim de lá


Belém do Pará é a capital do estado do Pará, ao norte do Brasil. É a metrópole da região amazônica, com dois milhões de habitantes. É carinhosamente chamada de "Cidade das Mangueiras", na foto já dá pra ver porquê. As mangueiras de lá são centenárias e como chove quase todo dia, tem-se que rezar pra Nossa Sra. de Nazaré (padroeira de lá) pra que uma manga não caia em cima do seu carro, aliás, carro amassado por lá é coisa comum. Além das mangueiras que formam túneis naturais nas ruas e avenidas paraenses, há em Belém uma forte influência portuguesa preservada desde sua fundação em 1616. Sua arquitetura é tão influenciada pela européia que no período áureo da borracha, Belém era chamada de Paris N'América. A gastronomia é riquíssima, resultante da eclosão da cozinha portuguesa com a indígena e a presença indígena na cultura e até no biotipo físico das pessoas é bem marcante.
Mas o que Belém tem de melhor, é o povo. Acho que é o povo mais hospitaleiro do Brasil! E não é porque sou de lá que digo isso, é de tanto ouvir isso de pessoas de fora que já visitaram Belém. A amizade de um paraense é pra sempre! Paraense é boêmio e comilão!
Morro de saudade de lá, mas a distância do Rio é grande e o preço das passagens aéreas são sempre exorbitantes. Queria muito ir lá me despedir antes de ir pra Portugal, mas como não vai dar, deixo aqui minha homenagem a Belém e assim que der vou levar o Filipe lá pra conhecer o lugar onde nasci. Enquanto isso, pra quem quiser conhecer melhor, indico o site www.paratur.pa.gov.br/destinos/belem.asp

3 comentários:

  1. nao acredito que eu nunca fui a paris da amazonia!

    ResponderExcluir
  2. Falei mesmo agora com tua prima Carol de Belém e tudo que ela me disse,para além do que ja tinhas falado pra mim,me entusiasmou muito.Uma cidade que possui muita origem indígena,que só por aí ja me encanta,tem um rio de agua bem fria e castanha em que também tem ondulaçoes e uma tal de parada a uma santa que nao me recordo,em que os homosexuais inventaram a fabulosa ideia de aribuir todos os anos o prémio de viado de ouro!!hahahha muito engraçado!Vou lá contigo no futuro,quero sentir as origens do meu amorzinho

    ResponderExcluir
  3. Belém é msm linda, uma das cidades mais linda que eu conheço...O novo e o antigo lado a lado.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião sobre o que pensa e sente a respeito do que lê no Duas Terrrinhas. É o retorno dos leitores que me incentiva a continuar. Obrigada!